Clássico Encantado...
Talvez se oculte dentro da palavra imaginação, a própria magia. Mais do que magia: a imagem recuperada ou inventada. Porque no universo da imaginação há estranhos e ignorados caminhos que levam a terras sonhadas e terras reais.
Onde podemos dizer que começa realmente a fantasia e acaba a realidade? Que memória nos atraiçoa? Que esperança nos desmente? Hoje em dia sabemos como são fundamentais para o crescimento das crianças as histórias de fadas, esses enredos onde a realidade e a fantasia convergem para um ponto de encontro e de compreensão – talvez para a constatação de que o bom e o mau, o feio e o bonito, são nomes de seres ou de objetos ou de situações vivendo lado a lado, inevitavelmente.
Tema: Trabalhar com o Clássico Encantado "A Bela e a Fera" com alunos da 5º série do ensino fundamental.
Problema: Conflitos internos das crianças entre o real e a fantasia.
Objetivo Geral: trabalhar com alguns conflitos internos da criança.
Objetivo Específico: Trabalhar com crianças da quinta série do ensino fundamental de uma escola de Caratinga, o conto infantil "A Bela e a Fera" , trabalhar conflitos internos importantes, inerentes ao ser humano, como a inevitabilidade da morte, o envelhecimento, a luta entre o bem e o mal, a inveja, etc. são tratados nos contos de fadas de modo a oferecer desfechos otimistas. Desta forma, oferece à criança uma referência para elaborar os terríveis elementos ansiógenos que habitam seu imaginário, como seus medos, desejos, amores e ódios, etc., que na sua imatura perspectiva concreta apresentam-se amedrontadores e insolúveis.Se necessário encaminhar para uma possível intervenção.Os resultados permitiram, pelo curto tempo de intervenção junto as crianças, não tirar conclusões, mas levantar questionamentos construtivos.
Justificativa: Os contos de fadas exercem uma influência muito benéfica na formação da personalidade porque, através da assimilação dos conteúdos da estória, as crianças aprendem que é possível vencer obstáculos e saírem-se vitoriosas (o herói sempre vence no final). Isso ocorre porque, durante o desenrolar da trama, a criança se identifica com as personagens e “vive” o drama que ali é apresentado de uma forma geralmente simples, porém impactante.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-Pesquisa bibliografica;
-Escolhas do conto a ser trabalhado
-Observação dos alunos através das atividades propostas
-Análise geral do comportamento e interação através dos materiais utilizados pelos alunos
-Intervenção se necessário
-Escolhas do conto a ser trabalhado
-Observação dos alunos através das atividades propostas
-Análise geral do comportamento e interação através dos materiais utilizados pelos alunos
-Intervenção se necessário
Cronograma:
-Outubro:
-Novembro: Fazer análise do material trabalhado e se preciso uma possível intervenção.
-Dezembro: Apresentação e entrega do projeto.
-Dezembro: Apresentação e entrega do projeto.
Bibliografia
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